pic

Como Cristãos autênticos, não podemos ignorar a Tradição dos primeiros seguidores de Cristo.
Conologicamente, aqueles que estiveram mais perto do tempo de Jesus; receberam a mensagem e ensinamento dos Apóstolos e isso deve ser levado em conta.

As Sagradas Escrituras contêm a revelação de Deus; mas Ele, também se revela pelos ensinamentos que perpassaram pelo Cristo, Apóstolos; até chegar em nós.

O Apóstolo Paulo deixa isto bem claro, vejamos: ""Assim, pois, irmãos, ficai firmes e conservai os ensinamentos que de nós aprendestes, seja por palavras, seja por carta nossa". II Tessalonicenses 2,15. Ou seja, tanto por palavra oral ou escrita, Deus se comunica com seu povo.

Se faz necessário ao Católico saber que: Analisar somente as Escrituras e ignorar a Tradição é considerado Heresia, nomeada de Sola Scriptura(Somente as Escrituras).

Essa afirmação deve ser reforçada já que transcorre sobre uma grande armadilha; e essa pode limitar totalmente a nossa Fé.

De Fato Jesus veio abolir toda a lei humana (cf. Mateus 5,17), mas ele indica a ruptura com a tradição que não é essência do Evangelho e não de forma generalizada. Tanto é que Jesus e a Sagrada Família (José e Maria) eram assíduos cumpridores da Tradição Judáica (a qual pertenciam).

Jesus Cristo ergue Apóstolos, para que sua mensagem seja difundida; e que mensagem é essa? vejamos o que nos diz a Constituição Dogmática Dei Verbum: "Para que o Evangelho sempre se conservasse inalterado e vivo na Igreja, os apóstolos deixaram como sucessores os bispos, a eles transmitindo o seu próprio encargo de Magistério? (DV, 7). Esse trecho nos mostra que é importantíssima a ação de transmissão da mensagem de Jesus Cristo que não abrange simplesmente a Palavra; mas também tudo aquilo que Jesus ensinou aos discípulos; certamente nem todos esses ensinamentos foram passados apenas por meio de escritas; pois Jesus ensinava muito mais com a voz, do que com papiros!

Paulo Apóstolo de Jesus Cristo recomenda aos Bispos: "Torno a lembrar-te a recomendação que te dei, quando parti para a Macedônia: devias permanecer em Éfeso para impedir que certas pessoas andassem a ensinar doutrinas extravagantes.? (1Tm 1,3) ?Recomenda esta doutrina aos irmãos, e serás bom ministro de Jesus Cristo, alimentado com as palavras da fé e da sã doutrina que até agora seguiste com exatidão.? (1Tm 4,6)

Vejamos outro texto que mostra claramente a importância do ensinamento transmitido de forma oral: ?Toma por modelo os ensinamentos salutares que recebeste de mim sobre a fé e amor a Jesus Cristo. Guarda o precioso depósito pela virtude do Espírito Santo.? (2Tm 1,13-14). ?Seja (?) firmemente apegado à doutrina da fé tal como foi ensinada, para poder exortar segundo a sã doutrina?. Paulo mostra claramente que o depósito da fé precisa ser gerido para que em Concordância com a Palavra, se unam para que o Evangelho de Jesus seja realmente eficaz.

Viva as Sagradas Escrituras, viva a Sagrada Tradição, uma não caminha sem a outra.