pic

Não podemos pular as etapas da cruz. Sim para vivermos o sofrimento existe uma ordem primordial a ser observada e vivida pacientemente.
 
PRIMEIRA ETAPA - ACEITAR A CRUZ
 
Aceitação é uma virtude rara. Afirmo que aceitar não é o mesmo que compreender, já diz a canção: "Mesmo sem compreender, mesmo se em mim doer; eu quero viver". 
 
O momento da aceitação de nossos sofrimentos é concretização da Palavra: "Aquele que quiser me seguir tome a tua cruz e me siga" Mateus 16,24
 
Um sofrimento aceito também diz que foi aceita a amizade com o Cristo. Não tente entender um sofrimento apenas aceite e você certamente aprenderá sobre o amor nesse caminho.
 
SEGUNDA ETAPA - AMAR A CRUZ
 
Como assim amar a dor? Depois de aceitar é preciso amar o sofrimento; sim parece complexo pois quem em sã consciência amaria a Cruz?
 
Parece loucura! Mas na verdade é sinal de sabedoria; pois os santos sabiam que a Cruz em suas vidas era sinal da presença de Deus e não de Sua Ausência.
 
São Filipe Néri quando estava sem sofrimentos e problemas dizia: "Meu Jesus, esquecestes de mim? Porque estou sem cruz?"
 
Amar a Cruz é sinal de Sabedoria Espiritual: "A sabedoria da Cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós é uma Graça Divina" I Coríntios 1,18
 
Quando amamos a Cruz estamos literalmente prontos para viver o último estágio da Cruz, pois entendemos que a Cruz nos aproximou de Jesus.
 
TERCEIRA E ÚLTIMA ETAPA DA CRUZ: A GLÓRIA 
 
A Glória do CRISTO acontece após sua morte na Cruz;  morte que foi ornada pela Vida sublime e redentora da Ressurreição.
 
Assim também diz a canção: "Não quero estar somente aos pés da Cruz pois me mostraste o quanto mais posso ir" e também diz outro cântico espiritual:"Eu tomo a minha Cruz, eu quero te seguir, pois é depois da Cruz que eu te tenho aqui, perto de mim"
 
Após a vivência das duas primeiras etapas estamos maduros espiritualmente; estamos prontos para ouvir a voz de Deus dizendo: " Vinde a mim vós que estais cansados sob o fardo e eu vos aliviarei" Mateus 11,28
 
A Glória vem depois da Cruz.
 
Essa dica espiritual é simples mas mesmo assim é bem comum ver pessoas diante de um sofrimento novo, tentando pular para a última etapa sem viver as primeiras, agora que aprendeu, viva corretamente as três etapas da cruz; o prêmio? Ser interessante para Deus; somente as pessoas marcadas são interessantes para Deus. A Cruz é uma ponte larga para o Céu; sofrer é o aprendizado dos santos.
 
João Victor Mariano 
Fundador e Moderador Geral - CMHN